BIBLIOTECA DE OBRAS RARAS

Equipe:
Rosani Parada Godoy
Sterlane Menezes Jacques Silveira
Wanessa Oliveira da Silva

O início da formação do acervo da Biblioteca de Obras Raras deu-se com a vinda da Missão Artística Francesa em 1816, que viabilizaria o projeto do ensino artístico no Brasil. Importantes artistas que participavam da missão exerceram funções na Escola e contribuíram para a formação da coleção, entre esses destacam-se: Augusto Taunay, Jean Batiste Debret, Simon Pradier e Grandjean de Montigny.

O acervo da EBAOR contempla valiosas obras nas áreas de artes, filosofia, história, literatura, anatomia e religião dispostas em in-fólios, livros, catálogos de exposições, periódicos, folhetos, teses, dicionários e enciclopédias. São obras que se estendem cronologicamente dos séculos XVI a meados do século XX.

A EBAOR como suporte à produção de conhecimento tem assumido uma política de preservação do acervo histórico-cultural e por meio desta documentação, auxiliar em pesquisas que tragam benefícios para o futuro, resgatando a história do ensino de artes no Brasil, servindo como fonte de informação, possibilitando a geração e criação de novas informações.

Agendamento de pesquisas: obrasraras@eba.ufrj.br
Acesse nossa página no facebook e nosso site oficial.

ESCOLA DE BELAS ARTES | EBA
Universidade Federal do Rio de Janeiro | UFRJ

Desenvolvido por: Ana Karla Freire e Madalena Grimaldi.
Apoio Técnico: Daniel Jimenez

contato@eba.ufrj.br
Grey Facebook Icon