SEÇÃO DE ENSINO

1. PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE DECLARAÇŌES
Somente para alunos da Graduação da EBA

Todos os formulários aqui informados encontram-se na aba Formulários do menu principal

Declaração para o Rio Card | Bilhete Único
Para alunos cotistas e Não cotistas

Devem ser feitas pelo próprio aluno, de acordo com os modelos disponibilizados na página da EBA. O aluno preenche os campos em realce com os seus dados. Imprime e leva à Seção de Ensino para que seja colocada a marca da EBA (Selo em alto relevo), carimbo da Seção e assinatura. Isto após ser conferida com os dados do SIGA.

Para mais informações: Acesse: http://superest.ufrj.br/index.php/135-bilhete-unicouniversitario-passe-livre

 

Declaração de Porcentagem de Créditos Cumpridos
Para alunos cotistas e Não cotistas

Devem ser feitas pelo próprio aluno, de acordo com os dois (02) modelos disponibilizados na página da EBA. O aluno preenche os campos em realce com os seus dados.Imprime e leva à Seção de Ensino para que seja colocada a marca da EBA(Selo em alto relevo),carimbo da Seção e assinatura. Isto após ser conferida com os dados do SIGA. O cálculo da porcentagem deve ser feito do seguinte modo:

QUANTIDADE DE CRÉDITOS CUMPRIDOS. Consta no Boletim de Orientação Acadêmica (BOA). VEZES 100. DIVIDIDO PELO TOTAL DE CRÉDITOS EXIGIDOS DO CURSO (Consta no BOA). O resultado deve ser colocado com dois dígitos decimais Exemplo: Um curso que seja exigido 126 créditos, e o aluno tenha cumprido 86. Faremos os seguintes cálculos: (86 vezes 100) dividido por 126 = 8600 dividido por 126 = 68,253968. Colocaremos o resultado com dois dígitos decimais. Deste modo: 68,25%

 

Declaração para Abertura de Conta em Bancos, Plano de Saúde, Emprego do Responsável, Fins Jurídicos, Pensões e Outras Semelhantes
É a mesma para o Riocard: acrescentando a condição de cotista se for o caso. Usando a expressão entre vírgulas: em vaga destinada a cotistas. Depois de: regularmente matriculado (a).

 

Declaração de Disciplinas Cursadas
Feita pelo próprio aluno (a). A mesma para o RioCard, colocando a condição de cotista, se for o caso.Colocando no final: cursou as disciplinas que constam no seu histórico. OBS: querendo especificar alguma(s) disciplinas; é só escrever o nome e o código de cada uma delas.

 

Demais Declarações
Todas as declarações. Qualquer tipo de declaração deverá ser feita pelo próprio aluno, fazendo as devidas adaptações de acordo com a necessidade.

 

Declarações Geradas pelo Sistema
(Declarações de Regularmente Matriculado, Bolsista, Bolsista DAE, Cotista e Concluinte) devem ser retiradas diretamente no SIGA: Serviços > Relatórios > Emissão de Certidões. No campo “matrícula” digitar o número do DRE e clicar em “consultar”.

Havendo necessidade de autenticação, basta levar a certidão impressa à Seção de Ensino para que seja carimbada. Estamos na Faculdade de LETRAS, perto da Biblioteca. Caminho: Entrada principal>Vire a Direita, corredor D>Corredor D, até o final>Vire à direita>Vire à esquerda, siga em frente. Depois da cantina. Ao atravessar a primeira porta, há placas indicativas.

 

2. INSTRUÇŌES PARA OS ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO COMUNICAÇÃO VISUAL DESIGN SOLICITAREM ALTERAÇÃO DO PERÍODO
Enviar e-mail para secaodeensino@eba.ufrj.br informando o nome completo, DRE e o período para o qual está indo. A Seção de Ensino fará as alterações diariamente.

 

3. PROCEDIMENTOS PARA COLAÇÃO DE GRAU DA ESCOLA DE BELAS ARTES
1º. Preencher Formulário de “Solicitação de Colação de Grau” (com todas as informações). Disponível no site: www.eba.ufrj.br. Colocar o número do celular (Whatsapp);
2º.Anexar Boletim de Orientação Acadêmica (BOA) – retirado no SIGA, que deverá estar Zerado (com todos os créditos e carga horária cumpridos);
3º. Enviar o Formulário(em um dos formatos: Word, PDF, JPEG ou JPG) e o BOA para o e-mail: colacaodegrau@eba.ufrj.br, colocando no assunto “SOLICITAÇÃO DE COLAÇÃO DE GRAU”;
4º. A Seção de Ensino responderá ao e-mail acusando o recebimento do pedido de Colação de Grau, e dará as informações necessárias sobre a colação.

 

4. SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS
Procedimentos para solicitação

 

5. SEGUNDA VIA DA CARTEIRA DE ESTUDANTE
Memorando

 

6. NOVOS PROCEDIMENTOS PARA ABERTURA DO PROCESSO DE DIPLOMA

Novo Procedimento para pedido de diploma (processo  eletrônico SEI)

Documentos necessários:
Requerimento de diploma
Diploma do Ensino Médio (com formação a partir de 1985, deve constar a data da publicação no DOU) ou Diploma de Ensino Superior;
Certidão de nascimento (se houver uma tarja verde e amarela na certidão, providenciar cópia colorida) ou Certidão de Casamento;
Carteira de identidade;
 CPF;
 Título de Eleitor e comprovante de quitação eleitoral das ultimas eleições (www.tse.gov.br);
 Certificado militar ou de dispensa militar, se for o caso.

OBS1: Toda a documentação deve ser apresentada em formato digital PDF.

OBS2: As cópias podem ser autenticadas em cartório ou cópias comuns com os respectivos documentos originais para serem autenticados pela Secretaria Acadêmica.

OBS3: As cópias autenticadas em cartório podem ser enviadas para o email: diploma@eba.ufrj.br 

OBS4: Os alunos que ingressaram por transferência externa ou isenção de vestibular devem apresentar também o histórico escolar da faculdade de origem.

ESCOLA DE BELAS ARTES | EBA
Universidade Federal do Rio de Janeiro | UFRJ

Desenvolvido por: Ana Karla Freire e Madalena Grimaldi.
Apoio Técnico: Daniel Jimenez

contato@eba.ufrj.br
Grey Facebook Icon