Responsável:
Jacilene Alves Brejo
E-mail: arquivohistorico@eba.ufrj.br
O Arquivo Histórico da Escola de Belas Artes, localizado no sétimo andar do edifício da Reitoria da UFRJ, oferece um espaço bastante peculiar, por se tratar de uma unidade administrativa em uma Escola criada no início do século XIX, tendo como missão a preservação do patrimônio documental de um ícone da história das belas artes brasileira.
Nesta perspectiva, o Arquivo Histórico tem como objetivo consolidar-se como um órgão que trabalha, pesquisa, estuda, preserva e dissemina a memória da Escola. Desenvolve e coordena projetos que contemplam a organização dos acervos arquivísticos de valor permanente sob custódia da EBA, por meio de tratamento especializado e de acordo com normas, políticas, metodologias e técnicas arquivísticas.
O Arquivo Histórico integra os conjuntos documentais desde a origem da Escola de Belas Artes. Trata-se de uma documentação de caráter probatório que comprova a existência, o funcionamento e as ações da primeira Escola Real das Ciências Artes e Ofícios, criada por D. João VI, em 12 de agosto de 1816, sendo que a obrigatoriedade da administração pública em conservá-la é garantida pela Constituição Federal. Possui também grande valor informativo por conter informações essenciais sobre as funções e atividades que a Escola desenvolveu, seja para fins de estudo ou pesquisa acadêmica.
O acervo arquivístico do Arquivo Histórico é composto pelos documentos da antiga Academia Imperial de Belas Artes; pelos documentos referentes ao período de funcionamento como Escola Nacional de Belas Artes (ENBA), a partir de 1890; pela documentação do Museu Dom João VI desde a sua criação; e pelos acervos pessoais do Marques Junior, Flexa Ribeiro e Alfredo Galvão.
Esses documentos, preservados pela Escola até os dias atuais, permitem hoje refazer sua história e sua organização administrativa (mudanças de regimes, estruturas e organizações administrativas e acadêmicas), bem como seu ensino artístico (cursos, concursos, professores e alunos).
Uma documentação é sempre produzida para uma finalidade prática constituída pela representação dos atos e atividades da instituição que a produziu. Para ser considerado um arquivo, o conjunto de documentos deve apresentar um nexo lógico e necessário; ou seja, “um vínculo arquivístico”, determinado a partir do fato de que tenham sido produzidos e acumulados em função do exercício das atividades de seu produtor.
Portanto, nesta nova fase administrativa autônoma em que o Arquivo Histórico constitui-se como uma das unidades administrativas vinculadas ao Setor de Memória e Patrimônio da EBA, e a coordenação do arquivo passa a ser feita pela arquivista Jacilene Alves Brejo, a organização do acervo arquivístico será conduzida a partir da adoção de procedimentos que preconizam, entre outros conceitos, a contextualização de seus documentos no processo de produção e acumulação dos mesmos, ou seja, os documentos não serão mais organizados sem a informação relacionada aos seus respectivos contextos.
Atualmente, o Arquivo Histórico encontra-se em processo de organização de sua estrutura sistêmica por meio de projetos de preservação, higienização e tratamento técnico de todo acervo documental acumulado.
Serão aplicadas as metodologias de identificação, arranjo/classificação e descrição arquivística seguindo a fundamentação teórica da Arquivologia, com vistas à plena divulgação e acesso às informações e ao conteúdo dos acervos em base de dados. Será utilizada a Base Mnemosine da UFRJ, que é um repositório de informações arquivísticas de disseminação e acesso aos documentos arquivísticos produzidos pela Universidade.
Para pesquisa imediata, o Arquivo Histórico dispõe do arquivo digitalizado referente aos documentos da antiga Academia Imperial (depois Escola Nacional de Belas Artes), que está disponibilizado integralmente na internet através do site do Museu, no endereço: http://docvirt.com/MuseuDJoaoVI/
Os outros acervos serão disponibilizados na medida em que forem sendo tratados.