Escola de Belas Artes EBA UFRJ

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PAISAGEM, ARTE E CULTURA PAISAGÍSTICA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

O Curso de Especialização em Paisagem, Arte e Cultura Paisagística da Escola de Belas Artes/UFRJ oferece mais um campo de estudo e investigação, no âmbito da pós-graduação lato sensu, e investe na ampliação do campo de estudos da paisagem, no país. O conceito que consolida o curso é a investigação, a pesquisa e a análise de diferentes processos que se materializam no ambiente construído, considerando para isso os múltiplos atributos e necessidades criadas a partir da interdependência entre natureza, cultura e arte. A estrutura central do curso vai considera:

O curso adota uma abordagem multidisciplinar, buscando entender a história da paisagem bem como teorias e conceitos contemporâneos adotados em estudos de parques, jardins, praças e outras áreas verdes.

Considerara ainda as manifestações híbridas que ocorrem na paisagem e que permitem observá-la como ruptura da vida cotidiana, condicionada pelo poder sobre o habitat, a cidade e o corpo; espaços imaginários, de resistências, representações polifônicas da vida, da morte, do amor ou até mesmo de outros acontecimentos circunstanciais. Nessa dinâmica que constitui a paisagem, interessa à discussão a ser estabelecida pelo Curso de Especialização Paisagem, Arte e Cultura Paisagística, de identificar a criação dos espaços livres públicos e a organização de paisagens onde o imaginário, as resistências, as sonoridades, as historicidades, as representações tradicionais dos diferentes cotidianos, sejam atributos eventuais para dimensionar a cultura na cidade. A intenção é trabalhar a paisagem como espaços absolutamente outros que revelam inúmeras ordens possíveis, até mesmo, como contestação de ambientes onde vivemos.

Endereço:

Av. Horácio Macedo, 2151 – Faculdade de Letras
Térreo, Bloco D – Espaço EBA
Cidade Universitária – Ilha do Fundão
CEP: 21.941-901 Rio de Janeiro, RJ

E-mail: paisagempos@eba.ufrj.br

Corpo Docente
Edital 2020
Anexo I
Anexo II