CURSOS E DISCIPLINAS

ARTES CÊNICAS | CENOGRAFIA

ARTES CÊNICAS | INDUMENTÁRIA

ARTES CÊNICAS

O curso de Artes Cênicas foi reconhecido pelo MEC no ano de 1979. Sua primeira reforma curricular data de 1983, e a última foi aprovada em dezembro de 2013, de acordo com as normas do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI).

A formação em Cenografia e Indumentária habilita cenógrafos e figurinistas para atuarem na área da arte teatral e em diversas outras áreas artísticas, como cinema, televisão, publicidade, moda e carnaval. Ao concluir o curso, o bacharel está apto para criar espetáculos de teatro, dança, performance, ópera, carnaval, moda, televisão, publicidade, cinema etc.

O currículo proposto procura equilibrar e integrar os campos teórico e prático na formação desses artistas, tanto no que concerne a cada disciplina quanto no que diz respeito à estrutura global no ensino das Artes Cênicas. Realiza uma série de projetos de pesquisa e de extensão, que se configuram como laboratórios de experimentação e de integração teórico-prática, oferecendo inúmeras possibilidades de exploração dos vários modos e tendências da criação no âmbito das artes da cena.

– Ementário – versão curricular 1983/1 a 2013/2 – clique aqui
– Reforma Curricular em vigor a partir de 2014/1 – clique aqui

Artes Cênicas | Cenografia
Currículo Atual | Currículo Anterior (1983/1-2013/2)
Disciplinas Obrigatórias
Disciplinas Optativas (Escolha Restrita)
Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)

Artes Cênicas | Indumentária
Currículo Atual Currículo Anterior (1983/1-2013/2)
Disciplinas Obrigatórias
Disciplinas Optativas (Escolha Restrita)
Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)

ARTES VISUAIS | ESCULTURA

ARTES VISUAIS | ESCULTURA

O Curso de Escultura foi implantado junto com a Academia Imperial das Belas Artes, e durante todos esses anos se incorporou e se adaptou às exigências do mercado profissional. Em 2011, após reforma curricular, passou a ser denominado Artes Visuais – Escultura.

Forma bacharéis com competência artística, conceitual e técnica para atuarem com linguagens de configuração tridimensional em procedimentos que envolvem desde a argila até o espaço virtual cibernético.

O currículo proposto tem por objetivo criar uma estrutura didático-pedagógica adequada à formação de profissionais de nível superior, envolvendo questões práticas e teóricas ligadas à produção e à difusão de bens culturais materiais. Os projetos de pesquisa e extensão auxiliam na formação de excelência técnica referente à produção das artes visuais em colaboração com áreas afins como História e Crítica da Arte.

Currículo Atual
Disciplinas Obrigatórias
Disciplinas Optativas (Escolha Restrita)
Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)

COMPOSIÇÃO DE INTERIOR

COMPOSIÇÃO DE INTERIOR

O Curso de Composição de Interior foi criado em 1971, a partir do desdobramento do antigo curso de Artes Decorativas. Desde os anos 50, o designer de interiores, internacionalmente conhecido, caracterizava-se por uma formação interdisciplinar como profissional de nível superior preocupado com a especificidade funcional dos espaços interiores e com a particularidade de indivíduos ou grupos.

O curso forma especialista habilitado a identificar, pesquisar e solucionar problemas relacionados à qualidade dos ambientes preexistentes, considerando aspectos de natureza diversa referentes ao conforto ambiental e que abarcam as funções estética, simbólica e prática.

O currículo proposto procura unir arte e tecnologia sob uma ordem cultural específica, mantendo o compromisso com o uso sustentável dos recursos naturais, com o consumo ético, com a saúde, com a segurança e com a diversidade dos seres humanos, trabalhando a acessibilidade em todos os níveis. 

Currículo Atual Currículo Anterior (1983/1-1998/1)
Disciplinas Obrigatórias
Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)

COMUNICAÇÃO VISUAL DESIGN

COMUNICAÇÃO VISUAL DESIGN

O Curso de Graduação em Comunicação Visual Design foi implantado em 2009, a partir do antigo curso de Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual. Insere-se no campo do Design Gráfico, oferecendo uma formação abrangente que contempla as recentes alternativas tecnológicas para a formação do futuro profissional dessa área.

Forma bacharéis com competências no campo do projeto da imagem e da criação imagética e está centrado na atualização aos novos paradigmas da arte e tecnologia. O campo de atuação dos futuros profissionais inclui Design Gráfico, Web design e Multimídias, Ilustração Sequencial e Narrativa, entre outros. 

O currículo proposto estimula a formação de um profissional que saiba explorar seu talento com criatividade e técnica apurada e que tenha capacidade de trabalhar individualmente ou em equipe, com responsabilidade, ética, respeito e conhecimento. 

Currículo Atual
Disciplinas Obrigatórias
Disciplinas Optativas (Escolha Restrita)

CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO

CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO

O mais novo curso da Escola de Belas Artes, a Graduação em Conservação e Restauração (de Bens Culturais Móveis), foi criado em 2009, observando-se as diretrizes gerais do Programa de Reestruturação e Expansão da UFRJ, lançado em dezembro de 2007. 

Forma bacharéis capazes de conservar e restaurar o patrimônio artístico e cultural a partir dos mais altos valores éticos e estéticos e em consonância com as mais modernas tendências nesse campo. 

O currículo proposto tem por objetivo criar uma estrutura didático-pedagógica adequada à formação de profissionais de nível superior, equilibrando e integrando os campos teórico e prático na formação de conservadores-restauradores críticos, reflexivos e autônomos. Tem como meta realizar estudos e pesquisas teóricas referentes à preservação das artes plásticas em colaboração com áreas afins como História e Crítica da Arte, tendo em vista que a preservação do patrimônio envolve a compreensão e o conhecimento das leis de mercado de arte, as práticas de curadoria para exposições e a gestão de negócios relativos à cultura, e conhecimentos das linguagens artísticas.

Currículo Atual | Currículo anterior (2010-1 a 2019-1)
Disciplinas Obrigatórias
Disciplinas Optativas (Escolha Restrita)
Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)

DESENHO INDUSTRIAL

DESENHO INDUSTRIAL - PROJETO DE PRODUTO

O Curso de Graduação em Desenho Industrial foi reconhecido por Decreto, em 1979. Até 2009, quando houve um desmembramento, formava profissionais com duas habilitações: Projeto de Produto e Programação Visual. 

Os bacharéis recebem uma formação básica e sólida no campo do Design Industrial, capacitados a avaliar e conceituar as relações usuário/objeto mediante domínio de técnicas de projeto, representação técnica bidimensional, construção de modelos físicos e maquetes eletrônicas e de conhecimentos no campo dos processos industriais de fabricação. 

O programa do curso está estruturado com base na aplicação de metodologia científica, capacitando o estudante à análise e ao desenvolvimento do design de produtos com ênfase em critérios funcionais, ergonômicos e estéticos. Realiza uma série de projetos de pesquisa e de extensão relacionados aos conceitos formais de produtos industriais mediante métodos de design que otimizam sua função, valor e aparência, para benefício tanto do usuário quanto do fabricante, respeitando o meio ambiente.

Currículo Atual | Currículo anterior (1988/1-1998-2)
Disciplinas Obrigatórias
Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)

GRAVURA

GRAVURA

O Curso de Graduação em Gravura é um dos cursos fundadores da Escola, completando assim 200 anos em 2016. Ao longo dos anos, sofreu alterações e adequações, e sua última reforma curricular foi em 1998.

Forma bacharéis capacitados em diferentes procedimentos técnicos da gravura e da impressão. O profissional dessa área pode atuar na produção de gravuras em relevo (xilogravura, linoleogravura, zincogravura etc.), gravuras em côncavo (água-forte, água-tinta etc.) e litografias (em pedra e em metal), entre outras, e trabalhar em consultoria artística, indústria gráfica, editoração de artes e ilustrações, crítica de arte, etc. 

A conteúdo curricular proposto tem por objetivo criar uma estrutura didático-pedagógica equilibrando e integrando os campos teórico e prático, com conhecimento dos diferentes procedimentos técnicos da gravura e da impressão, suas características como forma de expressão artística e seus instrumentos a partir do estudo das técnicas e da linguagem dos processos gráficos. 

Currículo Atual Currículo anterior (1983/1-1998-1)
Disciplinas Obrigatórias
Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)

HISTÓRIA DA ARTE

HISTÓRIA DA ARTE

O Curso de Graduação em História da Arte foi criado em 2008, atendendo às diretrizes gerais do Programa de Reestruturação e Expansão da UFRJ.O curso objetivou se adequar às exigências apresentadas por essa Universidade para o REUNI.

Forma bacharéis aptos a atuarem em áreas que demandam mão de obra especializada com formação histórica e teórica em arte, com a compreensão e o conhecimento das leis do mercado de arte, práticas curatoriais para exposições e gestão de negócios relativos à cultura, e novas linguagens artísticas, tais como as mídias digitais, entre outras. O profissional formado está apto a suprir demandas sociais específicas relativas a seus campos de conhecimento, incluindo a assessoria a entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos, turísticos etc., bem como em futuras incursões na carreira de magistério respaldada por formação compatível.

O programa do curso tem por objetivos consolidar estudos e pesquisas referentes à arte brasileira, não só no que se refere às artes plásticas tradicionais – pintura, gravura, escultura – mas também a outros campos, tais como a arte popular e as questões regionais e étnicas. Outro elemento diferenciador é a oferta de disciplinas nas chamadas “artes decorativas”, envolvendo as produções de tapeçaria, joalheria, cerâmica e outras produções artísticas relacionadas ou não com as manufaturas industriais. 

Currículo Atual | Currículo anterior (2009-1 a 2019-1)
Disciplinas Obrigatórias
Disciplinas Optativas (Escolha Restrita)
Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)

LICENCIATURA EM DESENHO

LICENCIATURA EM ARTES PLÁSTICAS

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

O curso de Licenciatura em Educação Artística foi criado em 1979 e reconhecido pela Portaria 176 de 02 de maio de 1983. Possui três habilitações: Artes Plásticas, Desenho e Música, tendo sido esta última habilitação absorvida pela Escola de Música, em 2003.

A formação em Artes Plásticas visa ao conhecimento das linguagens artísticas e técnicas e da utilização de materiais diversos. A formação em Desenho visa ao conhecimento da geometria (plana e projetiva) e a sua aplicação às diferentes técnicas de representação gráfica.

A partir de um núcleo comum, com disciplinas tanto de caráter cultural (teórico) quanto de cunho mais prático, a formação de cada capacitação se concentra num elenco de disciplinas que qualificam o estudante para o desenvolvimento da pesquisa e para a atuação em sua área específica. Em sua formação, os licenciados recebem aulas de vários departamentos da Escola, sendo complementadas com disciplinas ofertadas pela Faculdade de Educação, pela Escola de Música e pela Faculdade de Letras.

Licenciatura em Educação Artística | Artes Plásticas
Currículo Atual
Disciplinas Obrigatórias
Disciplinas Optativas (Escolha Restrita)
Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)


Licenciatura em Educação Artística | Desenho
Currículo Atual
Disciplinas Obrigatórias
Disciplinas Optativas (Escolha Restrita)
Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)

PAISAGISMO

PAISAGISMO

O Curso de Paisagismo foi criado no início da década de 1970 para atender a um número crescente de arquitetos que desejavam aprofundar conhecimentos na área do Paisagismo.

Forma bacharéis aptos a atuarem no desenvolvimento de projetos no meio urbano, com conhecimentos técnicos, artísticos e da natureza, de forma integrada, conciliando as teorias de análise dos espaços externos, as questões climáticas e ambientais, estéticas e funcionais. 

O currículo proposto tem o objetivo de habilitar o estudante a atuar nos espaços livres de edificação, levando-o a pensar a produção dos espaços livres de edificação na cidade, analisando-os, organizando-os e projetando-os de forma consciente e crítica, desde os espaços residenciais às praças e aos parques urbanos. Sua formação enfatiza a preservação do meio ambiente visando ao conforto, ao bem-estar, à segurança do Homem e ao desenvolvimento sustentável, com base nas características ambientais, socioeconômicas e culturais da área de intervenção. 

Currículo Atual
Currículos anteriores: (1983/1-1998/1) (1998/2 – 2010/1) / (2010/2 – 2019/1)

Fluxograma
Disciplinas Obrigatórias
Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)

PINTURA

PINTURA

O Curso de Graduação em Pintura, criado em 1816, é um dos cursos fundadores da Escola de Belas Artes, tendo sofrido três grandes reformas nos últimos anos, em 1998, 2005 e 2015, visando à adequação às novas diretrizes curriculares do MEC. 

Forma bacharéis com competência artística, conceitual e técnica para atuarem na produção de obras que envolvam linguagem e técnicas pictóricas. 

O currículo proposto visa promover a autonomia e o contínuo desenvolvimento do potencial artístico, assim como sua aplicação em todas as áreas correlatas onde se requer o potencial criativo e técnico, relacionado à produção da imagem ou reflexão que envolva o pensamento visual. A maior parte das atividades práticas é desenvolvida no Atelier Cândido Portinari, numa área de aproximadamente 1.500 m2, com dois espaços de exposição: galeria Macunaíma e Macunaíma/Papel.   

Currículo Atual
Currículos anteriores (1982/1 – 1998/1) (1998-2 a 2004/2) 

Ementas

ESCOLA DE BELAS ARTES | EBA
Universidade Federal do Rio de Janeiro | UFRJ

Desenvolvido por: Ana Karla Freire e Madalena Grimaldi.
Apoio Técnico: Daniel Jimenez

contato@eba.ufrj.br
Grey Facebook Icon