O curso de Artes Cênicas – Cenografia e o curso de Artes Cênicas – Indumentária foram criados em 1971 como um único curso com duas habilitações. Reconhecido em 1979 pelo MEC, o curso passa por sua primeira reforma curricular em 1983. Já como cursos independentes, Cenografia e Indumentária têm sua segunda reforma implementada no ano de 2014.
O curso de Cenografia e o curso de Indumentária formam respectivamente cenógrafos e figurinistas para atuar nas áreas das artes da cena e das artes visuais, em linguagens artísticas diversas como teatro, performance, ópera, cinema, vídeo, televisão, carnaval, publicidade, exposição, moda etc.
O currículo proposto para cada um dos cursos procura integrar e equilibrar os campos teórico e prático na formação desses artistas, tanto no que concerne a cada disciplina quanto no que diz respeito à estrutura global dos cursos, aproximando-os de espaços de produção artística. Uma série de projetos de pesquisa e de extensão são desenvolvidos, no âmbito das experimentações práticas, da teoria, da investigação histórica e documental, oferecendo inúmeras possibilidades de exploração dos vários modos e tendências da criação e da pesquisa em artes.
Para mais informações sobre o curso, acesse artescenicas.eba.ufrj.br
– Ementário atual – com atualizações realizadas entre 2016 e agosto de 2020.
Artes Cênicas | Cenografia
Fluxograma
Currículo Atual | Currículo Anterior (1983/1-2013/2)
Disciplinas e RCS obrigatórias
Disciplinas e RCS optativas
RCS de Extensão – BAWZ51 – BAT- 267H
Artes Cênicas | Indumentária
Fluxograma
Currículo Atual | Currículo Anterior (1983/1-2013/2)
Disciplinas e RCS obrigatórias
Disciplinas e RCS optativas
RCS de Extensão – BAWZ51 – BAT- 267H
O Curso de Bacharelado em Artes Visuais-Escultura possui 8 (oito) semestres de duração voltados ao enfoque na arte contemporânea. O Curso tem por finalidade a formação de profissionais com competência artística, conceitual e técnica que atuem na produção cultural, na reflexão crítica da sociedade e difusão de bens materiais e imateriais portadores de valor artístico e histórico. Assim, constituindo a memória nacional e o patrimônio da humanidade como atesta a obra de nossos maiores representantes: Hélio Oiticica, Lygia Clark, Cildo Meireles, entre outros. Para tanto, as nossas disciplinas contemplam vieses históricos, filosóficos e reflexivos acerca de práticas artísticas de configuração tridimensional e plataforma experimental a novos horizontes em artes visuais com a ênfase na escultura.
Para mais informações sobre o curso, acesse artesvisuaisescultura.eba.ufrj.br
Apresentação do curso| Fluxograma
Currículo Atual
Disciplinas Obrigatórias (currículo antigo)
Disciplinas Optativas (Escolha restrita – currículo antigo)
Disciplinas Optativas (Escolha condicionada – currículo antigo)
O Curso de Bacharelado em Artes Visuais – Gravura tem duração de oito semestres. Ao longo de décadas, tem evoluído continuamente, culminando na sua mais recente reforma curricular em 2019. A história da Gravura na Escola de Belas Artes é rica e repleta de influências marcantes. Artistas-professores como Oswaldo Goeldi, Ahmes de Paula Machado, Raimundo Cela, Darel Valença, Adir Botelho, Kazuo Iha e Marcos Varela contribuíram para o desenvolvimento do conhecimento e da metodologia do curso, que reflete a expertise de novos artistas e se torna parte integrante de nossa identidade.
Este curso é uma fonte vital de formação para estudantes de arte com vocação para o pensamento de um trabalho predominantemente gráfico, capacitando bacharéis em uma ampla variedade de técnicas de gravura e impressão. Os graduados encontram oportunidades em diversas áreas, como atuação artística no circuito de arte, consultoria, indústria gráfica, editoração de artes e ilustração.
Vídeo de apresentação do curso
Direção, roteiro e fotografia: Zitto Martins
Currículo Atual | Currículo anterior (1998/2-2019-1)
Disciplinas Obrigatórias
Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)
O Curso de Graduação em Comunicação Visual Design foi implantado em 2009, a partir do antigo curso de Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual. Insere-se no campo do Design Gráfico, oferecendo uma formação abrangente que contempla as recentes alternativas tecnológicas para a formação do futuro profissional dessa área.
Forma bacharéis com competências no campo do projeto da imagem e da criação imagética e está centrado na atualização aos novos paradigmas da arte e tecnologia. O campo de atuação dos futuros profissionais inclui Design Gráfico, Web design e Multimídias, Ilustração Sequencial e Narrativa, entre outros.
O currículo proposto estimula a formação de um profissional que saiba explorar seu talento com criatividade e técnica apurada e que tenha capacidade de trabalhar individualmente ou em equipe, com responsabilidade, ética, respeito e conhecimento.
Currículo Atual
Disciplinas Obrigatórias
Disciplinas Optativas (Escolha Restrita)
O mais novo curso da Escola de Belas Artes, a Graduação em Conservação e Restauração (de Bens Culturais Móveis), foi criado em 2009, observando-se as diretrizes gerais do Programa de Reestruturação e Expansão da UFRJ, lançado em dezembro de 2007.
Forma bacharéis capazes de conservar e restaurar o patrimônio artístico e cultural a partir dos mais altos valores éticos e estéticos e em consonância com as mais modernas tendências nesse campo.
O currículo proposto tem por objetivo criar uma estrutura didático-pedagógica adequada à formação de profissionais de nível superior, equilibrando e integrando os campos teórico e prático na formação de conservadores-restauradores críticos, reflexivos e autônomos. Tem como meta realizar estudos e pesquisas teóricas referentes à preservação das artes plásticas em colaboração com áreas afins como História e Crítica da Arte, tendo em vista que a preservação do patrimônio envolve a compreensão e o conhecimento das leis de mercado de arte, as práticas de curadoria para exposições e a gestão de negócios relativos à cultura, e conhecimentos das linguagens artísticas.
Para mais informações sobre o curso, acesse cr.eba.ufrj.br
Currículo Atual | Currículo anterior (2010-1 a 2019-1)
Disciplinas Obrigatórias
Disciplinas Optativas (Escolha Restrita)
Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)
O Curso de Graduação em Design Industrial foi reconhecido por Decreto, em 1979. Até 2009, quando houve um desmembramento, formava profissionais com duas habilitações: Projeto de Produto e Programação Visual.
Os bacharéis recebem uma formação básica e sólida no campo do Design Industrial, capacitados a avaliar e conceituar as relações usuário/objeto mediante domínio de técnicas de projeto, representação técnica bidimensional, construção de modelos físicos e maquetes eletrônicas e de conhecimentos no campo dos processos industriais de fabricação.
O programa do curso está estruturado com base na aplicação de metodologia científica, capacitando o estudante à análise e ao desenvolvimento do design de produtos com ênfase em critérios funcionais, ergonômicos e estéticos. Realiza uma série de projetos de pesquisa e de extensão relacionados aos conceitos formais de produtos industriais mediante métodos de design que otimizam sua função, valor e aparência, para benefício tanto do usuário quanto do fabricante, respeitando o meio ambiente.
Para mais informações sobre o curso, acesse designindustrial.eba.ufrj.br/
Currículo Atual | Currículo anterior (1999/1-2023-1)
Disciplinas Obrigatórias
Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)
O Curso de Composição de Interior foi criado em 1971, a partir do desdobramento do antigo curso de Artes Decorativas. Desde os anos 50, o designer de interiores, internacionalmente conhecido, caracterizava-se por uma formação interdisciplinar como profissional de nível superior preocupado com a especificidade funcional dos espaços interiores e com a particularidade de indivíduos ou grupos.
O curso forma especialista habilitado a identificar, pesquisar e solucionar problemas relacionados à qualidade dos ambientes preexistentes, considerando aspectos de natureza diversa referentes ao conforto ambiental e que abarcam as funções estética, simbólica e prática.
O currículo proposto procura unir arte e tecnologia sob uma ordem cultural específica, mantendo o compromisso com o uso sustentável dos recursos naturais, com o consumo ético, com a saúde, com a segurança e com a diversidade dos seres humanos, trabalhando a acessibilidade em todos os níveis.
Para mais informações sobre o curso, acesse interiores.eba.ufrj.br
Currículo Atual | Currículo Anterior (1998/2-2020/2)
Disciplinas Obrigatórias
Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)
O Curso de Graduação em História da Arte foi criado em 2008, atendendo às diretrizes gerais do Programa de Reestruturação e Expansão da UFRJ.O curso objetivou se adequar às exigências apresentadas por essa Universidade para o REUNI.
Forma bacharéis aptos a atuarem em áreas que demandam mão de obra especializada com formação histórica e teórica em arte, com a compreensão e o conhecimento das leis do mercado de arte, práticas curatoriais para exposições e gestão de negócios relativos à cultura, e novas linguagens artísticas, tais como as mídias digitais, entre outras. O profissional formado está apto a suprir demandas sociais específicas relativas a seus campos de conhecimento, incluindo a assessoria a entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos, turísticos etc., bem como em futuras incursões na carreira de magistério respaldada por formação compatível.
O programa do curso tem por objetivos consolidar estudos e pesquisas referentes à arte brasileira, não só no que se refere às artes plásticas tradicionais – pintura, gravura, escultura – mas também a outros campos, tais como a arte popular e as questões regionais e étnicas. Outro elemento diferenciador é a oferta de disciplinas nas chamadas “artes decorativas”, envolvendo as produções de tapeçaria, joalheria, cerâmica e outras produções artísticas relacionadas ou não com as manufaturas industriais.
Currículo Atual | Currículo anterior (2009-1 a 2019-1)
Projeto Pedagógico do curso
Fluxograma (versão currículo novo)
Disciplinas Obrigatórias
Disciplinas Optativas (Escolha Restrita)
Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)
O curso de Licenciatura em Educação Artística foi criado em 1979 e reconhecido pela Portaria 176 de 02 de maio de 1983. Possui três habilitações: Artes Plásticas, Desenho e Música, tendo sido esta última habilitação absorvida pela Escola de Música, em 2003.
A formação em Artes Plásticas visa ao conhecimento das linguagens artísticas e técnicas e da utilização de materiais diversos. A formação em Desenho visa ao conhecimento da geometria (plana e projetiva) e a sua aplicação às diferentes técnicas de representação gráfica.
A partir de um núcleo comum, com disciplinas tanto de caráter cultural (teórico) quanto de cunho mais prático, a formação de cada capacitação se concentra num elenco de disciplinas que qualificam o estudante para o desenvolvimento da pesquisa e para a atuação em sua área específica. Em sua formação, os licenciados recebem aulas de vários departamentos da Escola, sendo complementadas com disciplinas ofertadas pela Faculdade de Educação, pela Escola de Música e pela Faculdade de Letras.
Para mais informações sobre o curso, acesse licenciatura.eba.ufrj.br/
Regras de transição para o novo currículo
Manual de Atividades Científico-Culturais
Artes Visuais | Licenciatura
Currículo atual
Fluxograma atual
Tabela de equivalência
Licenciatura em Educação Artística | Artes Plásticas
Currículo anterior
Fluxograma anterior
Expressão Gráfica | Licenciatura
Currículo atual
Fluxograma atual
Tabela de equivalência
Licenciatura em Educação Artística | Desenho
Currículo anterior
Fluxograma anterior
O Curso de Paisagismo foi criado no início da década de 1970 para atender a um número crescente de arquitetos que desejavam aprofundar conhecimentos na área do Paisagismo.
Forma bacharéis aptos a atuarem no desenvolvimento de projetos no meio urbano, com conhecimentos técnicos, artísticos e da natureza, de forma integrada, conciliando as teorias de análise dos espaços externos, as questões climáticas e ambientais, estéticas e funcionais.
O currículo proposto tem o objetivo de habilitar o estudante a atuar nos espaços livres de edificação, levando-o a pensar a produção dos espaços livres de edificação na cidade, analisando-os, organizando-os e projetando-os de forma consciente e crítica, desde os espaços residenciais às praças e aos parques urbanos. Sua formação enfatiza a preservação do meio ambiente visando ao conforto, ao bem-estar, à segurança do Homem e ao desenvolvimento sustentável, com base nas características ambientais, socioeconômicas e culturais da área de intervenção.
Para mais informações sobre o curso, acesse paisagismo.eba.ufrj.br
Currículo Atual
Currículos anteriores: (1983/1-1998/1) / (1998/2 – 2010/1) / (2010/2 – 2019/1)
Fluxograma do currículo atual
Ementas do curso (currículo atual)
O Curso de Graduação em Pintura, criado em 1816, é um dos cursos fundadores da Escola de Belas Artes, tendo sofrido três grandes reformas nos últimos anos, em 1998, 2005 e 2015, visando à adequação às novas diretrizes curriculares do MEC.
Forma bacharéis com competência artística, conceitual e técnica para atuarem na produção de obras que envolvam linguagem e técnicas pictóricas.
O currículo proposto visa promover a autonomia e o contínuo desenvolvimento do potencial artístico, assim como sua aplicação em todas as áreas correlatas onde se requer o potencial criativo e técnico, relacionado à produção da imagem ou reflexão que envolva o pensamento visual. A maior parte das atividades práticas é desenvolvida no Atelier Cândido Portinari, numa área de aproximadamente 1.500 m2, com dois espaços de exposição: galeria Macunaíma e Macunaíma/Papel.
Para mais informações sobre o curso, acesse pintura.eba.ufrj.br
Currículo Atual
Currículos anteriores (1982/1 – 1998/1) / (1998-2 a 2004/2)